Quem dá mais?!

É espetacular como na F1, o dinheiro fala alto, muito alto. Bem, claro que num esporte onde a tecnologia é de terrível ponta, não se pode ter ‘qualquer coisa’ numa equipe; tanto pilotos quando no desenvolvimento dos carros. Após a crise do final de 2008 e início de 2009, a F1 ‘perdeu’ um de seus grandes ‘baratos’, depende do ponto de vista de quem olha.

Mas com a crise, a FIA e a FOM decidiram cortar gastos, o que deixou a categoria sem aquele charme de ser somente para que pode (ou para quem tem dinheiro); mesmo assim a renda continua sendo essencial para a sobrevivência das equipes e da própria F1; F1 onde vivem grandes magnatas, como o próprio ‘dono’ Bernie Ecclestone, e onde corre quem tem dinheiro, e manda quem tem mais ainda.

Mas por outro lado, esses ‘cortes de gastos’ podem dar uma igualada na categoria, motivando pequenos e médios interessados no circo a entrarem nele; entretanto, não se pode fazer como Richard Bronson que criou uma equipe na F1 e não quis investir nela, não importava se andava lá atrás ou mais lá atrás ainda, apenas quis fazer propaganda de seu grupo, o Grupo Virgin; o próprio Bernie Ecclestone o repreendeu sobre isso.

Pois bem, e falando em $$$, a Hipania só basta por anúncios nos jornais, e de acordo com o jornal alemão “Bild”, a vaga que resta na equipe para a atual temporada será preenchida por um piloto que estiver disposto a pagar 10 milhões de euros (mais de 22 milhões de Reais) por esta ‘missão impossível’; ou ainda quem quiser desembolsar mais só para realmente garantir a vaga durante os 20 Grand Prixs da temporada 2011.

Ano passado quatro pilotos diferentes pilotaram a Hispania no decorrer da temporada; a ‘dança dos cookpids’ começou no GP da Inglaterra, quando o japonês Sakon Yamamoto pagou, simplesmente pagou para poder correr na equipe que precisava de verbas. Bruno Senna foi o que dançou, mesmo trazendo patrocínio da Embratel e do Banco Cruzeiro do Sul, depois Chandhok ficou sem correr até o final da temporada, sendo trocado pela reveza de Yamamoto e Klien.

Reparem o ânimo da galera.

A equipe espanhola já anunciou mais um de seus patrocinadores, ou melhor, o primeiro piloto que apareceu com boa renda para correr na equipe, o indiano Narain Karthikeyan, que contará com o apoio do conglomerado indiano Tata (que vem como se fosse uma ajuda de um V12 Honda Turbo para a equipe). Mas quem quiser correr na Hispania não basta ter apenas dinheiro, é o que diz o diretor da equipe Colin Kolles, não basta apenas pegar qualquer piloto com patrocinador e colocar ele no cookpit do carro, pois a equipe não vive só de patrocinadores.

“Ninguém precisa chegar com a mala cheia de dinheiro. Ter a garantia de patrocinadores será suficiente”, declarou  defendendo a postura do time: “Não somos os únicos fazendo isso’.

Até parece que a F1 é um leilão de vagas em equipes, onde corre quem paga mais. A FIA e Bernie Ecclestone queriam mais equipes na F1, agora eles , o telespectador e nós temos que suportar essa vergonha disfarçada; claro que sempre ao longo da F1 a categoria contou com equipes pobres, mas pobreza é diferente de falência.

Mas todos nós esperamos que a F1 e seus componentes ( equipes, pilotos, carros, dirigentes, etc) entrem nos eixos algum dia. Mas com certeza essa categoria não é para qualquer um; somente os verdadeiros fortes sobrevivem, mas que sempre prevaleça o lado esportivo.

Anúncios

3 comentários em “Quem dá mais?!

  1. Vamos fazer uma vaquinha e colocar o Groo pra dirigir essa carroça, soube que ele é um exímio piloto…

    Trindade, seu blog já está linkado no Ultrapassagem, boa sorte na sua empreitada e se precisar estamos “lá” para ajudar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s