F1 precisa ser mais Retrô

Quem vem observando a F1 atualmente, tem visto carros cada vez mais iguais. Apesar de altas tecnologias usadas na criação dos bólidos da categoria, as equipes parecem cada vez mais usar ideias muito mais conservadoras do que no passado.

A F1 em si é cada vez mais solitária, um piloto é ele mesmo, e a equipe é ela mesma, sem muito entrosamento. Mas nem sempre a F1 foi essa coisa muito conservadora, tantos nos carros como nos bastidores. Mas apesar de tanta coisa igual este ano, há ainda quem busca se “destacar”, ou apenas chamar a atenção nas pistas.

No passado, as equipes criavam carros totalmente diferentes umas das outras, as equipes buscavam novas ideias, mesmo não tento a tecnologia de ponta que há hoje na F1. Exemplo disso, não muito tempo atrás, é da Benetton e da Williams em 1994. O Benetton B194 contava com um desenho super diferente, com um bico alto e extremamente estranho; as laterais do carro quadrada e a entrada de ar bizarra.

Benetton B194

Já a Williams FW16, criado para o tetra certo de Senna (que já sabemos por que não veio), contava com um designer bem harmonioso, o bico ainda colado à asa dianteira e as laterais bem detalhadas. Mas apesar das diferenças, o “patinho feio” da Benetton levou a melhor no final de tudo.

Williams FW16

Mas o ponto que venho ressaltar aqui é a diferença dos carros na F1. Apesar de este ano eles estarem com aparências bem parecidas, a McLaren trouxe uma entrada de ar nas laterais e superior que chamam muito a atenção, com formas diferentes; a Lotus trouxe uma entrada de ar superior igual à da Mercedes em 2010, muito diferente; a Force India trouxe um carro todo “quadrado” e a entrada de ar seguindo a da Mercedes também.

Outros exemplos são a Renault e a BMW em 2009, carros super diferentes da maioria; um com o bico largo e quadradão, outro com o bico reto e também quadrado.

O mais que diferente R29
O bico reto da BMW

Talvez a “diferença” de desenhos dos carros tenha deixado essa F1 tão “paradona”, muito igual. Essa categoria tem que ser diferente, emocionante, única! Só assim, aquela velha F1, onde a forma dos carros eram tão diferentes, que chegavam até ser ridículos, poderá voltar, com uma competitividade de verdade.

Anúncios

8 comentários em “F1 precisa ser mais Retrô

  1. Realmente, falta isso atualmente na F1 com mais freqüência, como acontecia no passado . Gostei do projeto da McLaren de inovar em algumas coisas. Ressaltaria ainda aqui casos como a “barbatanas de tubarão” em 2009 e os ductos em F da McLaren, no ano passado.

    Será que em 2013, poderemos ver carros bem diferentes dos outros, devido a algumas alterações nas regras?

  2. Legal o post ! Tb sou favoravel aos Engenheiros que são ousados em seus Projetos. O que ta dificultando muito isso é a propria FIA com regulamentos cada vez mais restritivos, as vezes os caras conseguem achar umas brechas e arriscam alguma coisa. Acho que foi o caso de 2011.

    um abç.

  3. Essas semelhanças tem se dado pelas restrições que vem acontecendo cada vez mais nos regulamentos, padronizações, etc. Sou contra, acho que os engenheiros devem ter ampla liberdade para criar, inovar, é a essência da F1.

  4. Belo post, Diego. Parece que esse ano vimos novas tendências, com alguns carros diferentes, com inovações, porém daqui a duas semanas, o resto das equipes já estão copiando. Assim não dá graça, não temos invenções no meio do ano, é só no começo, e olhe lá.

    1. Numa dessas, o carro que mais inovou em termos de design foi a Williams!! Se ela se der bem, vão todos na cola, pode ter certeza!! A F1 de hoje é Ctrl c Ctrl v, infelizmente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s