Numeração fixa na F1?

A F1 atualmente tem sido um esporte onde inúmeras ideias têm surgido para tentar “melhorar” a situação dentro da categoria; ideias que vêm desde pilotos, ao “dono da parada”, Bernie Ecclestone.

Agora é o presidente da FIA, Jean Todt, que resolveu opinar por melhoras no esporte. Sua ideia é que cada piloto da F1 tenha uma numeração fixa, e bem clara no seu carro; já que atualmente, os números de cada carro não têm sido visíveis pelos fãs do esporte – realmente, quase não se vê os números dos carros.

A Williams usou uma numeração bem visível em sua pintura na pré-temporada

A ideia não é tão absurda assim, comparada a outras como chuva artificial nas corridas. Seria o caso de cada piloto, ao entrar na categoria e para os que já estão, receberem um número que seria fixo, mesmo se houvesse troca de equipe. Jean Todt disse ao australiano “The Age”:

Um piloto que chegar à Fórmula 1 recebe um número, como na Nascar. Ele manteria isso por toda a sua carreira. O torcedor poderia identificar o piloto pelo número. No momento, você não acha nem o nome e nem o número.

É uma verdade essa questão de números dos pilotos, cada um com uma identificação, seria reconhecido eternamente por ele. Mas também há outra questão: em toda a História da F1, o campeão usa o nº 1, e o número fixo dele, como ficaria? Poderia ser apenas uma troca; exemplo, se o número do Vettel fosse 5, esse ano ele usa o 1 e o 5 ficaria vazio, e se caso não fosse campeão este ano, em 2012 voltaria com o 5.

O inconfundível e bem estampado 27 da Ferrari

A F1 já usou uma numeração fixa durante muitos anos, só que eram as equipes que tinham sua identificação individual. Cada equipe inscrita para o campeonato, recebia um par de números. Quem nunca se apaixonou ou não se lembra dos 27 e 28 da Ferrari, ou 5 e 6 da Williams, 3 e 4 da Tyrrell ou o 7 e 8 da McLaren? Pois é, isso ficou assim por muitos anos na F1.

Não tenho o poder para criar isso sem ter de entrar em um conflito desnecessário. Precisamos ter um apoio forte para mudar, um mínimo de opiniões a favor dentro da Fórmula 1. Até agora, eles não estão interessados e estão satisfeitos. Quando isso mudar, a regra pode mudar.

Mas apesar da opinião, Jean Todt disse que quer todas as equipes juntas na decisão. Sendo realista, não será nada fácil para a F1 ter esse tipo de atitude.

Anúncios

4 comentários em “Numeração fixa na F1?

  1. Eu gostei da ideia. Mas precisa ser bem pensada. Porque se for para deixar uma numeração fixa, com um número daquele tamanho atual, em cima do carro, que diferença irá fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s