Em jogo de estratégias, Vettel vence na Espanha

Foi o início dos sonhos, talvez mais do que os próprios espanhóis esperavam; Fernado Alonso largou muito bem, e a pole de Webber não adiantou muito na largada. Mas como uma corrida não se vence pela largada, o bom início de Alonso foi estragado pela estratégia, e Vettel, que não tinha nada a ver com a história, arrebatou sua quarta vitória no ano, após intensa pressão de Hamilton.

Como na Espanha a ultrapassagem é mais que complicada; assim como em outras corridas, as disputas ficaram por conta das estratégias dos pneus. Foi realmente um jogo terrível para os estrategistas das equipes; e nessa confusão toda, Jenson Button mostrou mais uma vez que seu estilo de pilotagem, o ajuda e muito nas corridas; após uma má largada, o inglês se recuperou bem, e terminou a corrida no pódio.

Não foi mesmo o dia da Ferrari; o bom início de Alonso não se refletiu no restante da prova, erros da equipe nas paradas fizeram o espanhol pelejar até o final da corrida, se arrastando e chegando na 5ª posição. A situação de Massa foi pior, seu rendimento na corrida não era bom, e sua prova foi encerrada a 7 voltas do final, quando teve problemas de câmbio.

Mas analisando a corrida de Vettel e Hamilton, os dois pilotos andaram de forma sensacional. Hamilton por um início conservador, mas agressivo no final; e Vettel em saber a hora de guiar forte e de resistir a pressão do inglês. E depois de 10 anos, o pole não venceu na Espanha; mas Webber até que tentou se recuperar, mas as circunstâncias não o ajudaram, e o 4º lugar foi o resultado.

Mas foi angustiante, ver Webber por longas voltas abrindo a asa e usando KERS para cima do Alonso, e a ultrapassagem não vir; realmente, até com isso tudo, as características da pista, e as condições dos F1’s de hoje, não ajudaram em nada. E Hamilton então, que lutou intensamente atrás de Vettel, tenato a ultrapassagem. Claro, vimos algumas ultrapassagens na reta, mas lá atrás.

E mérito também de todas as outras equipes do grid. Em uma corrida difícil para o equipamento, apenas 3 abandono, sendo 2 problemas no carro, e 1 acidente. Corrida com bons resultados das outras equipes também; a Mercedes se manteve e seus dois carro nos pontos; excelente corrida de Heidfeld, que largou em último e chegou em 8º. Boa colocação da Sauber, que lutou muito na prova, e contou som seus dois carros nos pontos.

Mais uma corrida neste ano, e já são 4 vitórias em 5 corridas; Vettel está impossível. A próxima parada já é semana que vem, nas ruas do Principado de Mônaco.

Anúncios

2 comentários em “Em jogo de estratégias, Vettel vence na Espanha

  1. Não foi só estratégia… Vettel mostrou maturidade ao esperar que a Ferrari do Alonso mostrasse sua natural fragilidade, e soube aguentar a pressão do Hamilton.

    Foi uma corrida nota 7, muito além do que foi nos anos anteriores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s