Os estreantes em 2011 – Parte 1

Nos últimos anos na F1, pilotos novos e com pouca bagagem têm assumido um papel de grandes astros e estrelas das equipes. De 2005 para cá, já são quatro campeonatos levados por jovens pilotos. Emerson Fittipaldi manteve o recorde de campeão mais novo da F1 por longos 33 anos, e dentro de cinco anos, esse recorde foi batido três vezes; por Alonso, Hamilton e Vettel.

E a temporada 2011 conta com vários pilotos estreantes na categoria: Di Resta, Perez, D’Ambrosio e Maldonado são os novatos. Eles não são tão novos assim, todos na casa acima dos 25 anos; exceto o Perez que tem apenas 21 anos.

Mas levando em consideração a estreia de cada um este ano, será que algum já se mostrou que realmente quer marcar seu espaço na categoria? Com certeza! Aqueles que estão tendo a chance e a oportunidade de mostrarem do que são capazes estão aproveitando.

Os piores em situação são claramente o belga D’Ambrosio da Murissia Virgin, e o venezuelano Pastor Maldonado da Williams. Suas equipes sofrem com carências em seus bólidos, e isso dificulta muito uma análise mais detalhada do desempenho dos dois.

Observando os números, eles mostram meio que um “empate técnico” entre D’Ambrosio e Glock; nas largadas o alemão tem ganhado de lavada, mas nas corridas, ora Glock é melhor, ora D’Ambrosio é melhor. O belga não tem lá um histórico extravagante, mas ainda acho que é preciso uma melhor oportunidade para se ver do que realmente ele é capaz.

Mas com certeza Maldonado, em meio a tantas dificuldades, já mostrou algumas vezes que é rápido e que anda bem. Em algumas ocasiões, até conseguiu colocar seu mero FW 33 na 3ª parte das qualificações; e em Mônaco fez uma excelente corrida, estava em uma posição de honra, quando simplesmente foi atropelado por Lewis Hamilton. E detalhe, somente ele conseguiu marcar pontos para a Williams na temporada; o venezuelano com certeza é bom!

Os quatro estreantes vivem duas realidades: Maldonado e D’Ambrosio sofrem, enquanto Di Resta e Perez vivem uma situação melhor.

O resto da matéria fica na parte 2; aguardem!

Anúncios

2 comentários em “Os estreantes em 2011 – Parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s